11 de Janeiro de 2021

O Perfume na Consultoria de Imagem Pessoal



MARIA ALICE XIMENES
CEO | Bureau Moda & Mercado

Ao longo de vinte e sete anos de carreira como Consultora de Imagem Pessoal, venho descobrindo cada vez mais, a importância dos complementos na construção da aparência humana. São experiências que se acumulam e traduzem o quanto o ser humano se constrói e se desconstrói para se reconstruir de novo. E isso se dá a partir de suas realidades e objetivos que pretende alcançar, na qual, a estética de sua aparência tem um peso relevante. Segundo Lacan, o homem se distingue dos outros mamíferos por um desequilíbrio existencial com sua natureza biológica, instabilidade que ele designa por estágio do espelho, ou seja, uma relação problemática com sua própria imagem, o que leva a retocar seu corpo de múltiplas maneiras: por deformações, mutilações, tatuagens, escarificações, maquiagens, cosméticos, vestimentas, cirurgia estética. Talvez esse impulso de autoplasmar-se tenha origem na biologia. (THÉVOZ apud VILLAÇA; GÓES, (1998:37). Pela transcrição acima podemos notar que o homem possui um inconformismo com sua própria imagem. Fato este que demonstra a necessidade de alterá-la. Isto explica que a demanda que se encontra em franco crescimento de consultoria de imagem pontue uma necessidade do indivíduo numa construção completa de um “invólucro” que simule e proporcione ao mesmo uma comunicação e uma segurança maiores. Esta construção de imagem está fortemente relacionada a diversos fatores que se cristalizam numa composição de estilo, onde, vestuário, acessórios, corte de cabelo, maquiagem e o perfume precisam estar afinados coerentemente com as pretensões. Nunca acreditei numa construção fictícia, mas acredito num corpo social que se veste de roupagens, aromas e fragrâncias com a finalidade de produzir uma mensagem a quem quer que seja.
A consultoria de imagem pessoal orienta e direciona o atendimento para um setor da vida do indivíduo que esteja necessitando de repaginação por alguma questão. Seja ela mudança de emprego, de namorado, de peso, de cidade ou país, de profissão, etc... Quando planejo a construção de imagem de alguém, normalmente tento me aprofundar nos seus reais valores, sua essência, suas convicções e o que falta no aspecto estético da aparência que lhe ofereça seja uma melhor auto-estima, ou, conselhos e organização da imagem. Antes de me aprofundar no quesito “perfume” como parte integrante importante desta construção, gostaria de esclarecer que o consultor de imagem pessoal e personal stylist, embora pareçam ser a mesma atividade profissional, tem suas particularidades. Segundo a Association of Image Consultants International (Aici), o consultor de imagem é o profissional especializado em aparência, comportamento e comunicação verbal e não verbal que assessora seus clientes nesses aspectos. Já o personal stylist, tem a moda como primícia. É uma atividade que desenvolve as aproximações entre moda e tendências e coordenação de estilo.
Quando iniciei na carreira não possuía nenhuma dessas duas designações, chamavam-me de “figurinista”. Meu ingresso se deu na Casa de proprietários libaneses, chamada Rakam. Esta foi a maior rede de Lojas de tecidos finos do país entre os anos 70, 80 e 90 . Neste estabelecimento eu tinha um espaço charmoso onde atendia as clientes da loja orientando como deveriam se vestir. Eu desenhava a proposta, mas fazia mais que isso: eu criava um conceito que viesse de encontro com seus mais profundos desejos subjacentes. Dentro de toda orientação, eu aconselhava o melhor penteado, melhor maquiagem e consequentemente, como de certa forma até, o perfume. O perfume se enquadrava no arremate que causaria o acabamento de toda a construção. Porém, o mesmo deveria seguir o estilo da roupa, do momento, da situação social, e, das pretensões da cliente... Aqui começo a desenvolver a relação da consultoria de imagem, profissão que exerço até os dias atuais, com o perfume. Normalmente em meus cursos, workshops, treinamentos e consultorias, sempre há a pontual pergunta: e o perfume? O perfume, sabemos, tem uma conotação essencialmente pessoal, ou seja, nos referencia, e, quando desejamos presentear alguém, sempre nos ocorre que é algo tão pessoal dar um perfume de presente, que se torna um presente deselegante, caso não se saiba a preferência do presenteado. Na maioria das vezes, eu questiono como pista indicial para a análise ou mapeamento de estilo, o perfume de uso comum, ou se há algum que o cliente tenha fidelidade. Mas, o mais incrível é que, nos atendimentos os mesmos sempre demonstram que, querem um perfume que lhes atribua um adjetivo. Por exemplo, muitas vezes me dizem que desejam parecer mais “descolados”, ou em outros casos, mais “sexys”, ou que pareçam apenas com fragrância de banho... Perguntam-me qual é o cheiro da moda, qual é o cheiro de uma pessoa importante, estes relatos rapidamente me fazem perceber que o aroma, ou a fragrância se materializam num signo de completude da imagem. Na semiótica costuma-se dizer que, o signo que se materializa através de um som, uma textura, um sabor ou de forma olfativa, nos oferece rapidamente, uma imagem. Este advento está relacionado com o aspecto significante que está materializado no objeto. O filme “Perfume: a história de um assassino” (2006) de Tom Tykwer,  baseado na literatura de Patrick Süskind, demonstra que o protagonista Jean- Baptist Grenouille, prepara perfumes tão especiais que o perfumista com quem trabalha, ao sentir as essências se transporta para paisagens e situações que o perfume lhe possibilitava.
Perfume: a história de um assassino (2006)/Reprodução

Na consultoria de moda, as pessoas desejam agregar junto da composição vestuário e acessórios, um perfume que as identifique para os outros de como elas querem ser reconhecidas. Este fato indica que, mais do que o cheiro agradar a si mesmo, o cheiro deverá produzir uma reação nas pessoas que o sentirem... Existem três teorias interessantes que se entrecruzam com o perfume: a semiótica, a psicologia e a sociologia. Pierre Bordieu, descreve o habitus como agente principal de nossas escolhas e decisões, pois está fortemente ligado à natureza dos valores que nos foram transmitidos desde a mais tenra idade. Este princípio revela que, por mais que nos transformemos e possamos assumir cargos diferentes, convívio cultural diferente, sempre iremos ter atitudes que revelarão o habitus. Por exemplo, algumas pessoas reconhecemos pelo perfume que usam, existe uma fidelidade tamanha, que o perfume acaba definindo-as. No livro “A Distinção” de Pierre Bordieu, o sociólogo francês cita que o gosto poderá ser alterado dependendo do repertório do indivíduo, mas suas escolhas finais estão sempre ligadas ao habitus, independente do convívio social. Todavia, quando na consultoria de moda, um cliente solicita uma imagem que lhe atribua predicados e características que possam oferecer uma personalidade diferenciada, como, por exemplo, na imagem corporativa, uma imagem de liderança mais definida, automaticamente me lembro do processo de individuação de Jung através da “Persona”. E o perfume contribui neste processo. Já ouvi depoimentos de clientes que me disseram: com tal perfume me sinto mais “forte”, ou me sinto mais “atraente”, ou me sinto mais “poderosa”... O perfume, através do arquétipo da Persona inclui-se na construção do da máscara imagética completamente. Pois, a máscara pode nos trazer muitos benefícios, desde que sempre saibamos quem está por trás dela. Não podemos esquecer quem a está usando.  Ocorrem casos em que o indivíduo se identifica tanto com a máscara que ela poderá “grudar” no mesmo, sem que ele próprio perceba. Também existe a possibilidade de deixar cair a máscara e então, o usuário  transparecer-se como não deseja. É saudável o uso das máscaras, segundo Jung, pois ela poderá nos auxiliar na comunicação e engajamento social, mas é sempre necessário saber exatamente, em que hora devemos removê-la. O perfume tem um grau de importância muito grande com a moda também. Na atividade de Personal Styling, normalmente desenvolvemos o que as revistas de moda também produzem, o mood board, painel semântico que contém imagens que se entrecruzam no quesito temático. São associadas aos temas mais variados, como por exemplo: românticos, sofisticados, fashion, ou mais sensuais... A partir de uma pesquisa com diversas clientes, selecionei alguns perfumes e algumas situações comuns e curiosas.   Parecer sofisticada: -Coco Mademoiselle, CHANEL - Rock´n Rose Couture, VALENTINO - Magnifique, LANCÔME -Feminité du Bois, SHISEIDO -Lovely, SARAH JESSICA PARKER -Lily Essence, O BOTICÁRIO -Tresòr, LANCÔME   Parecer “descolada”: -The One, DOLCE&GABBANA -Diesel Fuel for Life, DIESEL -Hugo Woman, HUGO BOSS -Jean Paul Gaultier, JEAN PAUL GAULTIER -DKNY, DONNA KARAN -Black, BVLGARI -Contradiction, CALVIN KLEIN   Parecer “sexy”: - 212, Sexy, CAROLINA HERRERA - My Insolense, GUERLAIN -Hypnose, LANCÔME -Armani Code, ARMANI -Opium, YVES SAINT LAUREN -Obsession, CALVINKLEIN -Gucci, GUCCI   Para “Balada”: - Be Delicius Night, DKNY -Lolita Lempicka, LOLITA LEMPICKA -Ralph Hot, RALPH LAUREN -Euphoria, CALVIN KLEIN -Angel, THIERRY MUGLER -Blue Rush Intense, AVON   Para o trabalho: -Prada Infusion D´Iris, PRADA -Eau de Fleur de Magnólia, KENZO -212, CAROLINA HERRERA -L´Eau par Kenzo, KENZO -Miracle- LANCÔME -Noa, CACHAREL -Omnia Crystalline, BVLGARI   Parecer que “saiu do banho”: -Baby Lavanda, JOHNSON´S -Tuscan Soul, SALVATORE FERRAGAMO -Giovanna Baby, GIOVANNA BABY -Petits etMamans Eau de Toilette, GUERLAIN -Shalimar Eau de Toilette, GUERLAIN   Passeio com amigos : -Hugo XX, HUGO BOSS -Roxy Love, ROXY -The One, Dolce Gabbana -Amor Amor, CACHAREL -Burberry Brit, BURBERRY -Chance, CHANEL -Flowerbomb, VIKTOR&ROLF   Para a Praia: -Mediterranean, ELIZABETH ARDEN -L´Eau d´Issey, ISSEY MIYAKE -Happy, CLINIQUE -Ralph Lauren Blue, RALPH LAUREN -CK One, CALVIN KLEIN   Para a academia: -Eko´s Pitanga, NATURA -CK one, CALVI KLEIN -Aromatic, LANCÔME - Puma I´m going Woman, PUMA -Hippy Fizz, MOSCHINO -Eau Perfumée Au Thé Vert, BVLGARI   Para atrair um “novo amor”: -Light Blue, DOLCE & GABBANA -Very Irresistible, GIVENCHY -Flower by Kenzo, KENZO -Romance, RALPH LAUREN -J´Adore, DIOR -21, LE LIS BLANC   Em entrevista com a Perfumista Cristine Schimdt Moraes, algumas fragrâncias definem estilo. Selecionei algumas categorias como por exemplo: clássica, fashion, sexy, esportiva e romântica. Veja as apostas e aproximações que conseguimos elencar: - Clássica: J´Adore (Dior) é um perfeito clássico moderno, extremamente feminino que se destaca por um corpo floral sofisticado envolvido com nuances frutais aveludadas. Assim como Chanel n.5 (sua estrutura floral aldeídica é um ícone de classe e sofisticação a quase um século). - Fashion: Very Irresistible (Givenchy) traduz uma mulher cosmopolita e urbana, ligada ao universo da moda.  A composição possui um floral exuberante com acordes aromáticos de anis e verbena. - Sexy: 212 Sexy (Carolina Herrera) seus acordes são provocativos, quentes sensuais e envolventes, como notas gourmand, florais exuberantes, madeiras quentes... - Esportiva: Blue (Ralph Lauren) e Green Tea (Elizabeth Arden) contém normalmente  acordes verdes, cítricos e florais transparentes. Possibilitam uma aproximação com um estilo livre. - Romântica: Florais transparentes como Tommy Girl (Tommy Hilfinger) e Anais Anais(Cacharel). Tenho desenvolvido questionários para clientes utilizando o perfume como um elemento de descoberta de seu estilo, é possível ler a atitude de alguém através do bom senso em utilizar assim como no vestuário, o perfume certo, na hora certa, no local certo. E, principalmente, que identifique exatamente a pessoa que está usando.   *Texto extraído do capítulo “O perfume na Consultoria de Imagem Pessoal” da autora Maria Alice Ximenes, cujo livro Cultura do Perfume. Cultura de Moda e outros acordes foi organizado pela Profa. Dra. Isabela Monken Veloso. A edição foi publicada em 2015 pela Editora UFJF.
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